quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Eleições 2014
Posto hoje, ainda sem saber, obviamente, quem ganhou as eleições estaduais e presidencial. Mas, sabendo quem perdeu nestas eleições: o povo.
Começo dizendo que o PT renegou toda a sua história de lutas, fazendo uma política suja cheias de alianças espúrias para se manter no poder. Alianças essas que resultaram em mensalões, em desvios na Petrobrás em supostos nepotismos, etc. Contudo, o PT não inventou o mensalão, não corrompeu a Petrobrás sozinho e nem praticou o nepotismo tão somente... Ao contrário, pegou tudo pronto! Senão não governaria.
Por isso, quando lia e ouvia reportagens EXTREMAMENTE tendenciosas, como se o PT fosse o primeiro e único partido a fazer uso desses expedientes, me vi na obrigação de pensar como Einstein e dizer que os números não mentem, mas, mente quem usa os números. Ou seja, a grande mídia, propositalmente, orquestradamente, noticia a notícia de forma clara a agir na composição neurolinguística. Por exemplo: “Nunca se roubou tanto neste país!”. Esta frase poderia ser dita também assim: “Nunca se prendeu tanto político neste país!”. Não é mesmo? E por que não foi feito dessa forma? Mistério...
Foi então, que buscando as fontes das notícias, e não os jornais de grande circulação, que acabei descobrindo algumas coisas: que os mais reacionários de direita e os mais radicais de esquerda são incapazes de discutir propostas, gostam mesmo é de um barraco e transformam tudo numa briga de boteco ou de favela (com o perdão pejorativo da palavra favela até mesmo porque faço parte de uma).
E o povo embarcou nessa! Tomou partido e mostrou todo o seu analfabetismo político. Fomos incapazes de discutir propostas, como implementá-las, como conseguir recursos, qual seriam as melhorias de serviços públicos de verdade e não de falácia. Enfim, só defendemos aqueles, que na verdade, na maioria dos casos nem seria por desejo político de vê-lo como principal executivo do Estado ou da Nação, só por não querer o outro indivíduo ou partido no poder. E aí partimos para acusar o outro!
Li e ouvi diversas argumentações e cheguei à conclusão de que “ninguém” sabe realmente o que pensa politicamente.
Fora PT! Rouba muito! Ué...o PSDB também! Fora Dilma guerrilheira! Isso significa entra Aécio, que trabalhou apoiando a ditadura? (Aliás, o título de guerrilheira foi dado durante o regime ditatorial militar). Realmente, fica difícil tentar debater avanços sociais, políticos, educacionais, econômicos e suas propostas o crescimento quando as colocações são cheias de preconceitos discriminatórios e cheios de números comparando países (principalmente a economia, como se só isto importasse para a maioria da população brasileira que faz “muitos investimentos”) sem comparação com o próprio país.
Ouvi coisas do tipo: Sou contra o casamento gay! Sou contra o aborto! Sou contra as cotas e as bolsas! Será implantado um governo bolivariano! Projeto de poder do PT! Ninguém mais está “investindo”! (o Brasil é só economia pra alguns). Chega de corrupção! (PSDB na cabeça???) Ou seja, foda-se os direitos civis! Foda-se a vontade do povo, desde que os meus direitos sejam preservados. Meu direito de ganhar com juros e especulação financeira, de poder apontar pros outros e colocá-los em seu lugar (ou seja, pobre é pobre e mora lá!!!, negro é amaldiçoado!!!, gay é uma aberração não humana!!!, rico deve mandar sempre!!! Iuhuuu!), de não me misturar em viagens com pessoas de outro nível estereótipo, de continuar explorando as moradias (afinal de contas, pobre deve me dever sempre, seja em juros bancários favoráveis a mim ou em aluguéis que os arrocham e tiram o direito a uma moradia decente), direito de não querer que o país seja realmente igualitário.
Bem, eu sou contra o aborto, mas, a favor a da legalização dele. Até mesmo porque eles já acontecem com muitas fatalidades e, quando não há óbito da mulher, ela vai se tratar no sistema público de saúde gastando o nosso dinheiro que podia ser usada em prevenção.
Não sou gay! Mas, amo muito meus amigos que, sendo ou não gays, são seres humanos e precisam ter direitos civis preservados.
Já fui contra as cotas e as bolsas! Mas, hoje, depois de morar, trabalhar e visitar locais paupérrimos que nenhum ser de classe média ousaria fazer turismo, revi meus conceitos: sou a favor! Ainda faço ressalvas quanto ao prazo (ad eterno). Acredito que o governo deveria propor metas para si próprios, estabelecendo o tempo para que as famílias deixassem a condição de pobreza extrema e tivessem inseridas no mercado de trabalho. O mesmo pensamento vale para os negros. Eles são inferiores e por isso merecem cotas? Não! Também deveria ser dado um tempo de correção histórica, oferecendo melhores escolas básicas enquanto se faz uso das cotas. Que tal pensarmos em 10 anos para os dois (independente do governo e do partido – seria uma proposta de país).
Projeto de poder do PT??? Quem implementou a reeleição foi o PSDB, pois, esses sim, tinham e têm o projeto claro de poder monetário e que saiu pela culatra há 12 anos.
Governo bolivariano? Alguém sabe explicar? E, depois de explicar, podem me dizer por que é tão ruim assim??? (eu sei explicar). No decreto 8243, que os poderosos da política tanto temem, nada há demais do que a própria vontade popular, e que foi às ruas em meados de 2013, de ter sua vontade respeitada, já que não cofiam nos seus eleitos, muito em função porque também são obrigados a votar neles! Então vejam: porque Chaves usou é ruim e porque USA usa é bom? Porque USA condena e Bolívia usa é ruim? Argumentos pueris...
Aprendi em casa, com minha religião, com meus alunos, meus colegas e amigos que todos são seres humanos e merecem ter seus direitos civis preservados como pretendo que os meus o sejam também, mesmo que pensem e ajam diferente de mim. Sendo assim, lembro que não estou votando para padres, bispos, mães-de-santo e afins. Estou votando em pessoa pública que interessa seu desempenho como pessoa pública.
Aí, volto à questão original, o povo perdeu! Perdeu a oportunidade de ouvir o que foi feito, como foi feito e o que e como será feito para os próximos 4 anos. Perdemos a oportunidade de discutir o país e discutimos partidos, pessoas e suas histórias de vida. Perdemos a oportunidade de nos livras de muitos preconceitos, mas, não o fizemos. Ao contrário, demos força a todos eles.
Entristeço ao final deste texto porque vi muitas “amizades” se desfazerem por quem nem merece uma vírgula de atenção, porque continuaremos depois desse pleito a viver como se nada tivesse acontecido no passado que pudesse fazer com que nós criemos novas lideranças de verdade!!! Mas, concluo dizendo que não é porque não lembro ou não vivi um período histórico, que desejo que ele volte a aparecer para que eu o prove. Não é porque a grande mídia mostra que é a minha verdade ou, simplesmente, a verdade. Não lembro da ditadura, mas, prefiro a democracia. Não vivi na idade média, mas, não quero matar os não-cristãos pra ver como é. Contudo, eu vivi os 8 anos de PSDB e, tirando as mazelas comuns a todos os partidos políticos, todos, eu disse todos, as possíveis benfeitorias são INCOMPARÁVEIS com os 12 anos de PT. Essa é a minha impressão que deixo para quem não os viveu.
Por isso, voto #13 nessas eleições em respeito a tudo que vi e vivi. Mas, que fique claro: não sou petista. Não mesmo! Mas, no PSDB não dá pra mim. Podem comparar...(rs)


Nenhum comentário:

Postar um comentário